segunda-feira, 4 de julho de 2011

Subnutrição!!!

Subnutrição é o consumo insuficiente de nutrientes essenciais para a saúde, mata cerca de uma criança a cada seis segundos, pois debilita o organismo e facilita a contração de várias doenças como hemorragia gastrointestinal, dor de cabeça, visão dupla, raquitismo, osteoporose, escorbuto, edemas, aumento da glândula tireóide, doenças coronárias e outras.

A subnutrição na maioria dos casos é resultado da pobreza, pois alimentos são mercadorias e necessitam de recursos para serem comprados, mas existem outros fatores que colaboram com este índice como é o caso da produção voltada para a exportação e a perda de bons solos para o plantio.

Hoje, a subnutrição acompanha 840 milhões de pessoas em todo o mundo e ao contrário do que se pensa, a maioria vive em países em desenvolvimento.
Por Gabriela Cabral - Equipe Brasil Escola

É revoltante ver que num país onde a produção de alimentos é farta; existam tantas pessoas sem ter o que comer. O que é preciso modificar em nossa população para que todos se conscientizem da importância de não se desperdiçar os alimentos.

É muito triste ver esta situação acontecendo em todo o país, pessoas jogando comida boa no lixo sem o menor remorço enquanto outras PASSAM FOME, e isso acontece o tempo todo dentro de nossas casas.

Pessoas subnutridas e sem condição alguma vivendo dessa maneira sentindo uma dor horrível que é a da fome, num país como o nosso onde o alimento é produzido em uma escala tão grande.

Muitas dessas pessoas para conseguirem alimentos, precisam vasculhar lixões e só assim conseguem levar comida para dar aos seus filhos. Enquanto isso restaurantes, escolas, empresas que fornecem marmitas para empresas e até mesmo produtores jogam fora o que eles consideram impróprio para o uso, mas que serviria para matar a fome de muitas pessoas.

Faço aqui um apelo, vamos cuidar melhor dos alimentos que entram em nossa casa, reaproveita-los de maneira a evitar que eles virem lixo e o principal vamos pensar mais no próximo, pois o seu vizinho pode estar precisando dessa ajuda.

As mudanças só acontecem quando nós entendemos que fazemos parte de tudo isso, que somos a causa e também a solução, nós erramos, nós temos que corrigir os erros, tudo deve começar com a nossa mudança de atitude para que este tipo de coisa não ocorra.

46% das frutas colhidas no Brasil vão para o lixo.

Metade dos alimentos produzidos no Brasil vão parar no lixo.


2 comentários:

  1. Pois é amiga, mas a culpa tbm está em nós né, qtas vezes a gente ja não fez comida demais e jogou fora depois? A alimentação é um grande problema a ser revolvido ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso temos sempre que pensar, por a mão na consciência e mudar as nossas atitudes, levar isso para a nossa vida. Pois nessa porcentagem de "metade dos alimentos produzidos no Brasil vai pro lixo", inclui o que desperdiçamos em casa... Desperdício não é comigo... o que sobra vai pro cachorro, gato, tartaruga... sei la, mas todo mundo come e não vai nada pro lixo...

      Excluir