quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Professores, Educação e Política



Depois de umas aulas de sociologia, decidi expor um pouco de minhas idéias sobre a educação brasileira. Tudo isso tem que estar na consciência do brasileiro que precisa aprender a exercer a sua cidadania e exigir seus direitos.
Muitos dizem que a melhora no salário do professor não adianta nada para mudar a educação no país, mas as pessoas se esquecem de que isso não esta nas mãos totalmente dos professores, e assim como as outras pessoas eles precisam de incentivo e também do material para poder trabalhar. O governo passa o que eles devem e o que não devem ensinar na escola pública e muitos ficam de mãos amarradas vendo seus alunos afundando na ignorância.

Os professores precisam ter um plano de carreira decente, com um bom salário para que possam se dedicar mais aos alunos, pois muitos pegam tantas aulas pra dar, para poder tirar um salário decente que não conseguem enxergam alunos com problemas e nem se dedicar totalmente a eles. O currículo escolar está cada vez mais pobre, daqui a pouco as crianças vão começar a ser alfabetizadas na 8º série, e isso tudo é um verdadeiro absurdo.

O conteúdo ensinado hoje não tem mais importância, ninguém liga para o que o aluno aprendeu ou não, estamos andando na contramão da evolução. O currículo escolar devia ter todas as matérias na mesma proporção ( Mat., Port., Hist., Geo., Cien., Ing. ), e deveria ser incluída as matérias de sociologia e filosofia, para abrir a cabeça das crianças para que elas vejam desde bem novas o que acontece em nosso mundo e com isso se tornar um cidadão consciente.


A escola pública brasileira deveria ser integral com um ensino clássico, com o conteúdo valorizado para que possamos ter pessoas criticas em nosso país, pessoas que briguem pelos seus direitos e que não sejam facilmente dobradas por qualquer político, e se isso não acontece é porque os nossos governantes gostam de ver o nosso povo ignorante perante a sociedade onde vivem, e com isso eles tem todo controle nas mãos e manipulam a vida do trabalhador que vive para pagar impostos; impostos esses que eles colocam nos bolsos e vivem com tudo do bom e do melhor e assim pagam escolas descentes para seus filhos; enquanto isso o trabalhador é iludido com essas” bolsas” da vida que não passam de esmolas oferecidas com o próprio dinheiro suado desses nossos trabalhadores brasileiros.

É ta muito díficil mas quem sabe um dia a educação neste país não seja tão manipulada dessa maneira.
Andressa Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário